Associação Pró-Cânhamo em destaque na segunda edição da CannaDouro

Nos dias 17 e 18 de novembro, o Centro de Congressos da Alfândega do Porto recebe a Feira Internacional de Cânhamo do Douro 2018. Com destaque para o aumento do período de conferências, o evento pretende debater as multiplas utilizações do cânhamo.

A apresentação da associação Pró-Cânhamo é um dos grandes destaques da segunda edição da CannaDouro, que tem como objetivo o desenvolvimento do cultivo de cânhamo em Portugal, dando voz aos produtores já instalados e auxilio a todos os que procuram dedicar-se a esta cultura.

O espaço de exposição permite a presença de mais empresas nacionais e internacionais relacionadas com os atuais usos da cannabis e que representam toda a capacidade inovadora e empreendedora deste setor de negócios. Biotabs, Sensi Seeds, Cannabeer e Cannabigold são algumas das empresas que vão marcar presença no fim de semana de 17 e 18 de novembro.

As conferências vão ser alargadas para a manhã de sábado (ver abaixo o Programa das Conferências), permitindo aos visitantes participar nos vários debates ao longo dos dois de Feira. À semelhança da primeira edição, as conferências continuam a ser uma forte aposta para promover o debate público em torno da utilização do cânhamo em todas as suas vertentes: industrial, recreativa e medicinal, fazendo frente ao preconceito relativamente a esta planta versátil.

Apesar das novidades e novos desafios da segunda edição, João Carvalho, da organização do CannaDouro, defende que a recente legalização da cannabis medicinal em Portugal, a 15 de Junho, foi perversa em termos comerciais para o evento.

“Por um lado, o atraso na divulgação dos regulamentos que estão na base da operacionalização do decreto de lei, deixa as empresas e os produtores apreensivos. Por outro lado, o modelo que aparentemente apenas concede às grandes empresas a possibilidade de produção e venda exclusiva nas farmácias, está a deixar ainda mais apreensivos os pequenos produtores de cânhamo e os pacientes que até aqui se abasteciam nas grow-shops e ervanárias da sua zona de residência. E como sabemos, a incerteza não é boa para o negócio, nem para a economia”, explica João Carvalho.

Ver esta publicação no Instagram

Team CannaDouro em #spannabis !! Um dia longo !! #cannadouro #bezegol #planetasensi #porto #portugal

Uma publicação partilhada por CANNADOURO (@cannadouro) a

No entanto, a 2ª edição da CannaDouro mantém-se com o músico Bezegol como embaixador pelo segundo ano consecutivo. Em março, Bezegol integrou a comitiva CannaDouro na viagem à Spannabis, a maior feira canábica a nível mundial, em Barcelona.

O CannaDouro 2018 acontece no fim de semana de 17 e 18 de novembro, entre as 11h e as 20h no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. Os bilhetes têm um custo diário de 5€ e encontram-se disponíveis para venda no site da organização e nos locais habituais.

Conferências Cannadouro — Programa

Sábado, 17 de Novembro

11:00 – Abertura

11:15 – “O CBD como impulsionador da indústria da Cannabis Sativa L.”

11:45 – Debate moderado por Dinis Dias, vice-presidente da Cannativa

12:30 – “Cânhamo, a alternativa às grandes culturas” & “Projecto Kannabeira, Fundão”

13:30 – Debate moderado por Teresa Silveira, Vida Económica, suplemento Agro Vida

15.15 – “Pacientes à Espera da Lei”, de Laura Ramos

15.45 – Ciclo de perguntas abertas à realizadora Laura Ramos

17.00 – Debate “Propostas para o futuro da Cannabis em Portugal”

Domingo, 18 de Novembro

11:00 – “Segredos e truques para a agricultura sustentavel e aumentos de producão de cannabis”

11:30 – Debate moderado por José Teixeira, biólogo

12:15 – Apresentação SKREI “Utilização de betão de cânhamo na construção”

13:00 – Debate moderado Rute Eires, Professora da Universidade do Minho

15:15 – “Cannabis medicinal em Portugal legal, e agora?”

16.00 – Ciclo de perguntas abertas aos médicos

17:00 – Faz esse: gerir o prazer e o risco no consumo de canábis

17:30 – Debate moderado por: Teresa Velasquez, A Coletiva e Kosmicare

18:15 – Mesa redonda: Dar voz às Mulheres Canábicas.

19:00 Encerramento

Deixe uma resposta