Canopy Growth estreia-se na Wall Street

Wall Street amanheceu a 24 de Maio com a entrada da Canopy Growth Corporation (CGC), a maior companhia de canábis medicinal do Canadá, na Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE – New York Stock Exchange). Bruce Linton, CEO da empresa, descreveu a entrada da Canopy Growth nos mercados da “Big Apple” como “um momento histórico” e, após as primeiras horas de negociações, a multinacional tinha um valor de mercado de 5 mil milhões de dólares americanos, com cada acção a ser negociada na casa dos 30 dólares.

 

A Canopy Growth Corporation:CGC (+0.52%) estreia-se no índice “S&P/TSX Composite” da NYSE, juntando-se ao Cronos Group, também negociado na NYSE desde Fevereiro de 2018 e a primeira empresa de canábis medicinal cotada directamente na bolsa de Nova Iorque. A estreante Canopy chega aos mercados com um valor de mercado de cerca de 5 mil milhões de dólares americanos, cinco vezes mais que o actual valor do Cronos Group Inc.:CRON (+0.24%) .

O número de empresas do sector da canábis cotadas em bolsa tem aumentado vertiginosamente, principalmente nos mercados onde a canábis medicinal já é legal e reconhecida a nível federal. Exemplos disso são os mercados bolsistas do Canadá e da Alemanha, onde já são negociadas empresas como a Canopy Growth Corporation, a Aurora Cannabis Inc:ACBFF (-0.02%) , a Maricann Group:MRRCF (-0.02%)  ou o Cronos Group.

Instalações da Canopy Growth Corporation | FOTO: Andrew Szeto / Tweed Inc.

Outro nível de capitalização
Não é novidade dizer que Wall Street seja ambicionada pelas multinacionais, porque conseguir ser negociado na praça económica de Nova Iorque é, por si só, positivo e permite atrair investimentos mais avultados do que noutros mercados internacionais. Jason Spatafora, editor do MarijuanaStocks.com, diz que “isto irá apontar todos os holofotes para esta indústria, que ainda é tão recente.”

Há dois dias na bolsa de Toronto, disse Spatafora, o volume de acções negociadas foi de 216 milhões de dolares canadianos: “Quase o mesmo volume que foi negociado durante a primeira hora da bolsa de Nova Iorque”.

Interior das instalações da Canopy Growth Corporation. FOTO:Andrew Szeto / Tweed Inc.

O presidente executivo da Associação Nacional dos Comerciantes de Canábis dos Estados Unidos da América, Joshua Laterman, afirma que esta será “uma oportunidade que nunca existiu para as empresas que trabalham no sector da canábis. É uma indústria que historicamente está ligada à incapacidade de aceder a capital, já que continua ilegal a nível Federal. Isto irá trazer capital. E com dinheiro institucional, vem o conhecimento e a aceitação”, explicou o dirigente.

Num comunicado para a Imprensa, Bruce Linton, fundador e director executivo da companhia sediada no Canadá confessou finalmente: “Há cinco anos, enquanto pequena startup no sector da canábis, nunca poderíamos imaginar este momento histórico.”
_____________________________________________________________________
Foto de destaque: Andrew Szeto / Tweed Inc.

Deixe uma resposta