Estatuto Editorial

ESTATUTO EDITORIAL

  1. A Cannapress é o órgão de informação oficial da Cannativa – Associação de Estudos sobre Canábis – e surgiu da necessidade de trazer mais e melhores conteúdos sobre o universo da planta Canábis Sativa L. em Portugal.
  2. A Cannapress não tem fins lucrativos e pretende ser uma plataforma dinamizadora e um centro de referência na informação objectiva sobre a canábis em todas as suas vertentes: medicinal, terapêutica, industrial e recreativa.
  3. A Cannapress não tem qualquer filiação política, partidária, ideológica, económica ou religiosa e pretende contribuir para o debate sobre a canábis com rigor e isenção, ouvindo para isso todos os quadrantes da sociedade civil, desde médicos, políticos, juristas e investigadores a organizações, instituições, empresas, pacientes e consumidores.
  4. A informação veiculada pela Cannapress baseia-se sempre que possível na evidência científica e pretende assumir um papel de credibilidade e de referência na Prevenção de Riscos e Redução de Danos, nomeadamente junto dos mais jovens.
  5. A Cannapress acredita que só através da informação e da liberdade individual se pode alcançar um consumo responsável de canábis, a única via para melhorar a saúde pública, acabar com o tráfico e incentivar a economia nacional.
  6. A Cannapress tem uma equipa própria de criação de conteúdos em Portugal e adapta notícias e artigos da Imprensa internacional para português, verificando e citando sempre a fonte.
  7. A informação de destaque da Cannapress é publicada mensalmente numa Newsletter e distribuída por e-mail aos subscritores. As notícias, reportagens, entrevistas e artigos de opinião estão acessíveis gratuitamente no website da Cannapress, em www.cannativa.pt/cannapress. Os conteúdos audiovisuais estão disponíveis na Cannapress TV, um canal público no Youtube.
  8. A Cannapress respeita o Artº37 da Constituição da República Portuguesa na sua integridade e cumpre as respectivas premissas da liberdade de expressão e informação. Neste sentido, a Cannapress tentará sempre ouvir todas as partes envolvidas, respeitando as diferentes posições e renunciando a qualquer tipo ou forma de censura.
  9. A Cannapress rege-se pelo Estatuto do Jornalista e cumpre com rigor o Código Deontológico dos Jornalistas.
  10.  A Cannapress não adopta o novo Acordo Ortográfico.