“Lisbon Addictions 2017” debate dependências de 24 a 26 de Outubro

A 2ª Conferência Europeia sobre Comportamentos Aditivos e Dependências — Lisbon Addictions 2017 arranca já esta terça-feira, dia 24, e decorre até quinta-feira, dia 26 de Outubro, no Centro de Congressos de Lisboa. O evento é co-organizado pelo SICAD (Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências), pelo Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (EMCDDA), a International Society of Addiction Journal Editors (ISAJE) e a revista Addiction.
Alexandre Quintanilha, cientista e Presidente da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência vai abrir a conferência juntamente com Vladimir Poznyak, Coordenador do Departamento de Saúde Mental e Abuso de Substâncias da OMS. (FOTO D.R.)

As conferências contam com a intervenção de vários peritos internacionais na área dos comportamentos aditivos e das dependências e os debates irão abordar desde os últimos desenvolvimentos científicos aos novos desafios de áreas como as drogas ilícitas, o álcool, o tabaco, o jogo, a internet e darkNets.Esta edição conta com mais de 1200 inscrições, originárias de todos os continentes, num total de 70 países e prevê alcançar uma audiência multidisciplinar, com matérias tão diversas como a epidemiologia, as políticas públicas, a investigação clínica, a psicofarmacologia e as ciências sociais e comportamentais.

João Goulão, Director Geral do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD) é o anfitrião da Lisbon Addictions 2017. (FOTO: Laura Ramos)

Logo na terça-feira, dia 24, a sessão inaugural (às 09H00) — “Science Speaks to Policy”— tem confirmadas as intervenções de Alexandre Quintanilha, cientista e Presidente da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência da Assembleia da República, e de Vladimir Poznyak, Coordenador do Departamento de Saúde Mental e Abuso de Substâncias da OMS (Organização Mundial de Saúde).

Na cerimónia de abertura, que decorre também dia 24 às 10H30, intervirão Fernando Araújo, Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, João Goulão, director Geral do SICAD e Alexis Goosdeel, director do EMCDDA, sendo ainda emitida uma mensagem vídeo do Comissário Europeu para a Saúde e Segurança Alimentar, Vytenis Andriukaitis.

A Lisbon Addictions 2017 vai desenvolver-se em torno de quatro grandes temas:
• Da ciência para a política e da política para a ciência;
• Avaliando dependências — uma questão de escala;
• Limites da adição;
• Futuros desafios nas dependências;

Durante três dias vão realizar-se mais de 500 apresentações, serão exibidos mais de 200 posters e terão lugar mais de 20 palestras, proferidas por investigadores e profissionais reconhecidos mundialmente. Dos vários parceiros que se juntaram a este evento, destacam-se as Nações Unidas , a Comissão Europeia e o Conselho da Europa.

Mais informações e download do programa aqui.

Deixe uma resposta